Lentes de contacto: cuidados oculares essenciais

Lentes de contacto: cuidados oculares essenciais

Seja por mero capricho estético ou por necessidade de correção visual são inúmeros os cuidados oculares a ter em atenção quando usa lentes de contacto!

As lentes de contacto coloridas entraram também na moda e, há sempre quem não resista às últimas tendências, mas que seja dissuadido pelas próprias dúvidas e inquietações.

Afinal de contas, quais são as vantagens e desvantagens em usar lentes de contacto?

Na Clinsborges acreditamos que o conhecimento é uma das melhores armas para prevenir doenças oculares e garantir a saúde ocular. 

Decidimos por isso, que estava na altura de descortinar alguns mitos relacionados às lentes de contacto, as suas vantagens e cuidados essenciais a seguir. 

Vamos começar?

Qualquer um pode usar lentes de contacto?

Na grande maioria dos casos, as pessoas são persuadidas por um motivo estético! Algumas porque convivem com problemas de visão e se sentem mais confortáveis em utilizar lentes de contacto em vez de óculos.

Outras pelo simples facto de verem as lentes de contacto como uma solução prática e, por considerarem que lhes favorece mais o rosto enquanto eleva a autoestima. 

No entanto, existe sempre casos que conciliam a escolha estética com motivos clínicos. A melhor prova é a intolerância aos óculos dada a grande diferença de graduação entre ambos os olhos a chamada anisometropia, ou astigmatismos elevados.

Lado a lado com estas realidades, há sempre pessoas que não sofrem com falta de acuidade visual. 

Para estes pacientes, as lentes cosméticas poderão ser a solução! Estas não só não possuem qualquer tipo de graduação, limitando-se a mudar ou acentuar a cor dos seus olhos. 

A somar a tudo isto estão as lentes de contacto coloridas com alguma graduação, menos comuns, mas a conquistar terreno no mercado. 

As lentes de contacto são ainda grandes aliadas nalgumas deficiências visuais, tais como a presbiopia (para quem ler ao perto já é um desafio diário), hipermetropia ou miopia e, astigmatismo (quando os objetivos surgem enevoados e distorcidos a curtas e longas distâncias).

Ainda assim, para infortúnio de muitos, há tantos fatores oculares e graduações que limitam o seu uso. 

De um lado as crianças, por não terem noção da responsabilidade e não serem capazes de as colocarem sem a ajuda de um adulto.

Do outro, as alergias oculares por reação a alergénios ou exposição a ambientes com muita poeira, fumo, produtos químicos ou atmosferas muito secas que, com o passar do tempo, se tornam um verdadeiro pesadelo para quem as usa.

Por tudo isto e, em reposta à sua dúvida, as lentes de contacto não são para todos!

E, para todos os efeitos, deve sempre consultar um oftalmologista para saber se de facto pode começar a considerar lentes diárias ou mensais e a usar lentes de contacto progressivas.

Se não se identifica com nenhum destes fatores, é altura de conhecer as desvantagens e vantagens das lentes de contacto. Descubra tudo no próximo tópico!

Quais são as vantagens e desvantagens de usar lentes de contacto?

Para muitos usar lentes de contacto é o melhor dos dois mundos!

Seja pela liberdade de movimentos, pelo maior campo de visão periférico, em comparação com os óculos, pela maior segurança ou pela garantia de uma visão sempre límpida.

Na prática desportiva, as lentes de contacto vão adicionar mais conforto e funcionalidade ao seu dia-a-dia, especialmente em modalidades de maior contacto físico como defesa pessoal.

Já nas modalidades aquáticas, deve ter muita atenção ao seu manuseio, pois os riscos de contaminação a que estará sujeito são maiores.

Apesar da aliciante lista de vantagens, as desvantagens existem e estão sobretudo relacionadas com as exigências de higienização. 

Uma vez que ficam em contacto direto com a superfície ocular os cuidados com a sua higienização devem ser regulares e irão exigir uma maior atenção da sua parte.

Deve ter sempre a preocupação de lavar as mãos antes de colocar as lentes, proceder à correta limpeza do respetivo estojo e, alterar diariamente o líquido das lentes.

Nunca é demais recordar que as mãos carregam impurezas e bactérias e, a contaminação das lentes pode resultar numa conjuntivite bacteriana

Se estes reparos não o assustam e, sempre teve curiosidade em saber como ficaria com uma cor de olhos diferente, descubra mais sobre as lentes coloridas!

Lentes contacto de cor prejudicam a visão?

Esta é uma das dúvidas mais recorrentes e, a boa notícia é que este tipo de lentes, não havendo uma contraindicação clínica, não provocam qualquer dano.

Ainda assim, tal como todas as lentes, existe uma série de recomendações a seguir para afastar potenciais infeções!

Em nenhuma circunstância deve dormir com lentes de contacto. A superfície externa do olho, que fica parcialmente revestida pela lente, precisa de receber oxigénio. 

Esta superfície, a que designamos por córnea, vai retirar esse oxigênio ficando de imediato vulnerável a infeções. Se por acidente adormecer com as lentes, deve removê-las assim que acordar e colocá-las na solução de limpeza. 

 Se tenciona aplicar uma sombra nos olhos enquanto usa lentes de contacto evite ao máximo adormecer com as lentes e maquilhagem

As bactérias acumulam-se com mais facilidade do que imagina nos produtos de estética e, os depósitos que ficam nos seus olhos podem resultar numa infeção.

Substitua regularmente os seus produtos de maquilhagem e lembre-se: primeiro retirar as lentes de contacto e, só depois a maquilhagem.

Se continua à procura e a sonhar com as melhores lentes de contacto, podemos ajudá-lo no próximo passo!

Com uma avaliação ocular realizada por profissionais altamente qualificados, na Clinsborges, poderá saber no próprio dia se pode usar lentes, nomeadamente as coloridas. 

Confie a sua saúde visual a quem, melhor do que ninguém, conhece os seus olhos!Teremos todo o prazer em recebê-lo na próxima consulta de oftalmologia, reserve já através dos contactos disponibilizados.