Diagnóstico e Tratamentos
Keratograph 5M
O Keratograph 5M é um instrumento que possui uma câmara de alta resolução de cor e está equipado com um software “inteligente” que analisa todos os dados captados e conjuga-os por forma a apresentar os seus resultados e conclusões num único documento global.
Possibilita comparar os resultados duma avaliação não invasiva qualitativa e quantitativa do filme lacrimal e ainda evidenciar o sucesso do tratamento do olho seco.
A multifuncionalidade do Keratograph 5M permite ainda realizar uma avaliação topográfica global, quantificar a hiperemia conjuntival (RScan); revelou-se também uma ferramenta importante na avaliação e prescrição de lentes de contacto tanto hidrófilas como rígidas (TF-Scan e OxiMap).
A disfunção da glândula Meibómio é a causa mais comum da doença de olho seco (DOS). As alterações morfológicas no tecido glandular que acompanham esta entidade podem ser evidenciadas através da realização de meibografia com o Keratograph. A identificação da preservação ou atingimento glandular pode realizar-se tanto na pálpebra superior como na inferior.
Para avaliar a qualidade e estabilidade do filme lacrimal, o Keratograph OCULUS 5M mede o tempo de rotura do filme de lágrima duma forma não invasiva. Este teste demora menos de 30 segundos e não requer o contato com o olho. Para avaliar a quantidade do filme lacrimal, a Keratograph 5M tira uma foto da pálpebra inferior, para medir a altura do menisco lacrimal.
O Keratograph 5M permite ainda documentar a camada oleosa do filme lacrimal. Uma camada lipídica espessa e saudável é colorida e protege as lágrimas de uma rápida evaporação. Se não houver uma camada lípica suficiente o filme lacrimal torna-se instável, a lágrima dissipa-se rapidamente, havendo um comprometimento mais ou menos acentuado do conforto e da visão.
Podemos desta forma avaliar qualitativa e quantitativamente o filme lacrimal após o tratamento de olho seco.