Patologias Especiais
Descolamento de Retina
O que é?
O descolamento de retina é uma doença na qual ocorre uma separação entre as camadas da retina e causada pela passagem de líquido para o espaço sub-retiniano.
Como se percebe?
O descolamento de retina pode causar diminuição súbita na visão, percepção de sombra no campo de visão, de pontos pretos e de flashes luminosos.
O que fazer?
O tratamento do descolamento de retina envolve o reposicionamento da retina no local de origem. Para isso existem alguns procedimentos como laser, crioterapia, retinopexia com indentação escleral, retinopexia pneumática e vitrectomia. Cada procedimento tem indicação específica e cabe ao oftalmologista decidir qual o tratamento ideal para cada caso. Alguns casos podem e devem ser acompanhados apenas clinicamente até a sua resolução.
Descolamento regmatogéneo da retina: ocorre devido à rotura em toda a espessura do tecido retiniano, permitindo a passagem do vítreo liquefeito para o espaço sub-retiniano.
Descolamento da retina sem a presença de roturas: o líquido sub retiniano é originado da camada corio-capilar (coróide).
Tratamento para o descolamento da retina com a injeção de gás na cavidade vítrea, de modo a que a bolha de gás pressione a área de rotura, forçando-a de volta para o lugar.
Cirurgia para o tratamento de descolamento da retina feita com a fixação de um anel de silicone ao redor do globo ocular, com o objetivo de comprimir o olho e reduzindo o descolamento.
Cirurgia para retirar uma pequena parte ou todo o humor vítreo da parte posterior do olho.
Termo que indica um conjunto de procedimentos que se destinam a retirar uma pequena parte ou todo o humor vítreo da câmara posterior do olho, através de pequenas incisões que muitas vezes nem necessitam de sutura após a intervenção cirúrgica.