Diagnóstico e Tratamentos
Centro Integrado de Olho Seco (CIOS)
Olho Seco e Disfunção das Glândulas de Meibómio
O Olho Seco (OS) é uma alteração em que o olho produz lágrimas em quantidade insuficiente e/ou de má qualidade. A lágrima destina-se a humidificar e lubrificar a superfície do olho. Forma uma película que recobre o globo ocular e a face interna das pálpebras, para que estas durante o pestanejo passem suavemente sobre o olho sem o “arranhar” ou danificar, funcionando como o óleo de uma máquina.
As causas do aparecimento de Olho Seco são variadas e estão muitas vezes relacionadas com aspetos que vão para além da oftalmologia, tais como:
- Alimentação incorreta
- Alterações hormonais causadas pela menopausa
- Doenças cutâneas
- Doenças reumatológicas
- Quadros alérgicos
- Ansiedade e stress
- Tabaco e álcool
- Fatores ambientais (vento e secura)
Assim, como parte de um tratamento abrangente (Tratamento 360º), trabalhamos diretamente com especialistas de cada uma das áreas identificadas e relacionadas com os fatores que causam olho seco, tais como: dermatologista, psicólogo e nutricionista.
Estes são os sintomas que geralmente se manifestam quando estamos muitas horas no computador, a ler, quando conduzimos e/ou estamos em ambientes secos ou com fumo.
- Sensação de areia no olho
- Lacrimejo excessivo
- Visão esborratada
- Irritação e olho vermelho
- Prurido e ardência
80% dos casos de Olho Seco são devidos à disfunção das glândulas de Meibómio. O seu orifício excretor fica obstruído e acumula gordura no seu interior produzindo atrofia progressiva de glândulas. A rotura precoce do filme lacrimal deixa a superfície do olho exposta à ação direta do ar, causando irritação das terminações nervosas (dor ao pestanejar) e provocando micro-úlceras (queratite).
A sua origem multifatorial torna muitas vezes difícil o seu diagnóstico e tratamento.
- A idade e o sexo (mulheres)
- Alterações hormonais,
- Fatores ambientais,
- O uso de lentes de contacto,
- Doenças sistémicas,
- Fármacos antidepressivos e antialérgicos
- Cirurgias oculares (cirurgia refrativa e catarata)
Permite um diagnóstico mais abrangente e fiável da doença. O Keratograph 5M fornece informações precisas, qualitativas e quantitativas, sobre o estado da superfície do globo ocular, filme lacrimal e glândulas de Meibómio.
Com o desenvolvimento do sistema de osmolaridade da TearLab é possível disponibilizar-se um pequeno laboratório no consultório ou clínica, permitindo apenas em alguns segundos, identificar um dos mecanismos principais do Síndroma de Olho Seco: o hiperosmolaridade.
Para além dos tratamentos habituais tais como lágrimas artificiais, pomadas, aplicação de calor ou de plugs lacrimais, a Clinsborges oferece:
• O primeiro tratamento abrangente do Olho Seco com um acompanhamento personalizado, nutricional e psicológico
• As tecnologias e os procedimentos mais avançados.
Sondagem das glândulas de Meibómio
A sondagem do canal excretor das glândulas de Meibómio permite canalizar o seu interior liberando-as do seu conteúdo mais ou menos abundante em gordura alterada. O mesmo procedimento permite introduzir, quando necessário, um antibiótico para o restabelecimento da flora microbiana nas glândulas tarsais.
Exfoliação do bordo livre das pálpebras e massagem ocular
Consiste na remoção do biofilme e membranas que entopem as glândulas tarsais, seguida de uma massagem sobre as pálpebras por forma a reduzir a inflamação da área desejada e a vascularização do bordo livre palpebral.
1º Equipamento desenhado e especialmente produzido para o tratamento dos sintomas do Olho Seco.
• Utiliza a Tecnologia de Luz Intensa e Ultra Regulada (L.I.U.R); aplica-se em séries de micropulsos.
• Permite a refrigeração natural da pele conseguindo umarelação de eficácia e segurança muito elevada.
• Pode ser realizado em qualquer tipo de pele e diretamentenas pálpebras.
• Tem um efeito antimicrobiano, antiparasitário e ativa ometabolismo das glândulas de Meibómio.
• Melhora o estado da pele conseguindo um pestanejo mais eficaz.
• Reduz a dor melhorando consequentemente a qualidade de vida.
Esta nova tecnologia destina-se fundamentalmente ao tratamento das formas mais graves de olho seco.
Trata-se de uma tecnologia regenerativa, utilizada no olho seco moderado/grave.
Utiliza o plasma do próprio indivíduo de forma a obter-se um produto rico em plaquetas e fatores de crescimento.
O Endoret-PRGF para além do seu potencial antimicro-biano, promove a proliferação celular e acelera a remodelação tecidular, reduzindo a fibrose e a inflamação.
Estudos recentes permitem afirmar que uma má alimentação também é um fator de risco para o aparecimento do Olho Seco. Dietas com baixo teor de ômega-3 e antioxidantes e ricas em ômega-6, produzem um stress oxidativo que gera efeitos inflamatórios sobre as glândulas de Meibómio, a córnea e a conjuntiva.
Consciente disto, a Clinsborges conta na sua equipe com especialistas em nutrição, para ajudar os seus pacientes de forma mais personalizada.
Entre os factores identificados como estando na origem da Síndrome do Olho Seco encontram-se as perturbações de Ansiedade e Stress. Actualmente, parece ter-se banalizado estes conceitos e muitas vezes são vistos como problemas inevitáveis e sem solução. A intervenção psicológica oferece resposta para o tratamento específico das Perturbações de Ansiedade, contribuindo assim para a melhoria dos sintomas do Olho Seco e de outras patologias que lhe estejam associadas em cada caso.