3 razões comuns para ter os olhos secos pela manhã

3 razões comuns para ter os olhos secos pela manhã

A maioria das pessoas certamente já sentiu olhos secos e sensação de areia pela manhã ao acordar, mas, a menos que a situação seja particularmente desconfortável ou grave, raramente nos questionamos qual o motivo da causa destes sintomas.

Sabia que as causas por trás destes episódios matinais de olhos secos podem, no entanto, ser extremamente surpreendentes? A nossa clínica oftalmológica especializada em olho seco decidiu desvendar ao longo deste artigo três razões comuns.

Preparado?

Porque é que sinto areia nos meus olhos ao acordar?

Acordar e sentir as pálpebras coladas não é certamente a melhor forma de iniciar o dia. Para evitar este problema, pode ajudar compreender primeiro qual a sua causa. Há imensas razões pelas quais os olhos secos ocorrem de manhã, incluindo:

  • Síndrome do Olho Seco
  • Ambiente
  • Medicamentos ou outras condições associadas

Vamos já de seguida desenvolver um pouco cada tópico e no final do artigo partilhamos alguns alimentos que ajudam a prevenir olhos secos pela manhã.

1. Síndrome do Olho Seco

A experiência de olhos secos ao acordar pode ser um sinal de queratoconjuntivite sicca ou síndrome da disfunção lacrimal, também conhecida como Síndrome do Olho Seco.

Esta é uma doença ocular comum que é causada por uma anormalidade na qualidade ou produção de lágrimas e que pode levar a uma falta crónica de humidade na superfície do olho. As lágrimas são essenciais para a boa saúde ocular, uma vez que contêm elementos essenciais, incluindo óleos, que impedem a evaporação das lágrimas.

Os sintomas de olho seco incluem a comichão, ardor e uma sensação de areia no olho que se agrava cada vez mais com o passar do dia.

Dica: A utilização de gotas, de preferência sem conservantes, pode aliviar os olhos secos, irritados ou cansados.

2. Ambiente

O ambiente pode ser a razão pela qual está a acordar com os olhos secos.

Climas ventosos, por exemplo, podem secar os olhos. Também, os indivíduos que vivem numa cidade tendem a desenvolver com maior facilidade o olho seco do que aqueles que vivem em zonas rurais, isto devido a níveis mais elevados de poluição atmosférica.

Alergénios como ácaros e esporos de bolor que também se escondem no quarto de dormir. Estes podem irritar os olhos e desenvolver olhos secos pela manhã.

Dica: Pode tentar utilizar um humidificador no seu quarto à noite para ajudar a humedecer o ar. Com o tempo, isto pode ajudar a reduzir a secura nos seus olhos ao acordar. Colocar ao deitar um gel ou uma pomada poderá ajudar a uma melhoria da sintomatologia não só ao acordar como também durante a noite.

3. Alguns medicamentos ou condições associadas

Os seus olhos secos de manhã também podem ser um efeito secundário de certos medicamentos. Casos em particular, em que tomar medicamentos que interferem na produção de lágrimas ao deitar podem desenvolver olhos secos pela manhã.

Certas condições médicas subjacentes, tais como a blefarite, podem também causar olhos secos de manhã. A blefarite é uma inflamação das pálpebras.

Os sintomas de blefarite podem incluir comichão e pálpebras doridas, pálpebras que se colam (particularmente quando se acorda) e pestanas que se tornam crocantes ou gordurosas.

Dica: Se acredita que sofre de blefarite, não se preocupe. Isto pode ser facilmente confirmado por um médico oftalmologista, e pode inclusive ser tratado com simples medidas de limpeza e tratamento médico local associado.

O que é que posso comer para prevenir os olhos secos?

É costume ouvir a poética frase “os olhos são a janela da alma”. Sem dúvida alguma que transmite um grande sentimento, mas, infelizmente, podemos garantir que nem sempre se dá aos nossos olhos o cuidado que eles merecem, não é verdade? O cuidado adequado dos olhos é essencial para todas as pessoas de todas as idades.

Olhos secos pela manhã podem ser já uma indicação de que é necessário iniciar algumas mudanças no estilo de vida para proteger os olhos. Então, o que se pode fazer a nível alimentar?

 

Fruta

Os danos oxidativos estão associados à maioria das doenças oculares degenerativas, mas felizmente, os antioxidantes dietéticos podem trazer alguma proteção contra esta situação.

As groselhas negras são essenciais. Estes contêm antioxidantes poderosos que têm propriedades anti-inflamatórias. Também ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos e a melhorar o fluxo sanguíneo, o que é essencial para manter uma boa saúde ocular. Além disso, estão repletas de vitamina C – quatro vezes mais do que as laranjas!

Outro fruto a considerar incorporar na sua dieta são os mirtilos, uma vez que também eles contêm muita vitamina C.

Ácidos gordos

Os olhos secos requerem ácidos gordos ómega 3 para ajudar a aliviar os sintomas. Os nossos corpos não podem produzir estes óleos gordos por si só, pelo que terá de os incluir na sua dieta. Os alimentos ricos em ómega-3 são, entre outros, o salmão, sementes de chia, nozes e sardinhas.

Água para beber

Os seus olhos podem ficar desidratados se não beber água suficiente, e isto pode causar o desconforto. Beber pelo menos 1,5 litros de água todos os dias pode ajudar a manter os seus olhos em boas condições.

Agora que já conhece as três razões comuns e algumas dicas de prevenção para não ter olhos secos pela manhã, nada como manter a boa saúde ocular. Se tem sintomas de olho seco sugerimos a agendar uma consulta na nossa clínica, dispomos de uma equipa de médicos oftalmologistas especializados na Síndrome do Olho Seco.

Marque já uma consulta de oftalmologia, através dos contactos disponibilizados.