Descubra como prevenir a fadiga ocular dos aparelhos digitais

Descubra como prevenir a fadiga ocular dos aparelhos digitais

Como sabemos, atualmente é raro o individuo que não utiliza um ecrã para quase tudo – trabalhar, relaxar, ou apenas para acompanhar a vida quotidiana. Se os seus olhos estão secos e cansados, ao final do dia a sua visão está desfocada, sente dor de cabeça, pescoço e ombros, ao utilizar aparelhos digitais por períodos prolongados. Estes são os potenciais causadores de problemas oftalmológicos no século XXI.

No entanto, sabia que se alterar o modo como utiliza o smartphone, computador, tablet, e outros ecrãs, pode evitar que os seus olhos fiquem cansados?

A nossa clínica oftalmológica preparou este artigo com algumas dicas de prevenção que deve considerar de imediato!

Preparado?

Porque é que os ecrãs causam fadiga ocular?

Normalmente, pestanejamos cerca de 15-20 vezes por minuto. Esta ação espalha as lágrimas uniformemente pelos seus olhos, o que evita que estes fiquem secos e irritados. Mas os investigadores descobriram que as pessoas piscam menos de metade das vezes quando estão a ler, a ver, ou a brincar num ecrã. Além disso, o contraste do texto contra o fundo, o brilho, e a cintilação dos ecrãs digitais podem causar alguma dificuldade aos seus olhos.

 

Como prevenir a fadiga visual digital?

Não, não é necessário suprimir todo o tempo de exposição aos ecrãs. Basta algumas mudanças de comportamento ao utilizar estes aparelhos, para que seja mais cómodo para os seus olhos.

Partilhamos abaixo algumas dicas:

  • Certifique-se de que o seu ecrã de computador está a cerca de 40-50 cm, ou à distância de um braço da sua face. O centro do ecrã deve estar cerca de 10-15 graus abaixo do nível dos olhos.
  • Reduza o brilho usando um filtro de ecrã mate. Pode encontrá-los para todos os tipos de computadores e smartphones.
  • Siga ainda a regra dos 20-20-20: a cada 20 minutos, olhe para um objeto que esteja a pelo menos 20 pés ou 6 metros de distância, durante pelo menos 20 segundos.
  • Faça uma pausa mais longa de cerca de 15 minutos após cada 2 horas que utilize os seus aparelhos digitais.
  • Utilize lágrimas artificiais para refrescar os seus olhos quando os sentir secos.
  • Tente colocar um humidificador na sala onde frequentemente utiliza um computador ou outro dispositivo.
  • Certifique-se de que a iluminação na sala em que se encontra é suficientemente brilhante. O objetivo é o dispositivo não emitir mais luz que a luz ambiente.
  • Se usar lentes de contacto, dê aos seus olhos uma pausa, usando óculos.
  • Faça exames regulares aos seus olhos. Poderá necessitar de utilizar um par de óculos diferente quando estiver a trabalhar no computador.
  • Aumente o contraste no seu ecrã.
  • Aumente o tamanho de letra do texto.
  • Reduza a temperatura da cor do seu ecrã. Isto significa que emitirá menos luz azul, terá como resultado menos fadiga ocular.
  • Aumente a taxa de atualização do seu aparelho. Isto irá causar menos cintilação do ecrã.

Agora que já conhece algumas dicas fundamentais para prevenir a fadiga ocular, nada é mais importante do que manter a saúde ocular.

Em todo o caso, e por forma a evitar problemas maiores, sugerimos consultar um dos nossos médicos oftalmologistas que com todo o profissionalismo serão o seu melhor aliado na preservação e recuperação da sua visão.

Marque já uma consulta de oftalmologia, através dos contactos disponibilizados.