fbpx
Controlo da miopia: qual a importância e medidas de prevenção

Controlo da miopia: qual a importância e medidas de prevenção

A miopia é uma doença ocular caracterizada por ter um olho mais longo do que o normal. Esse alongamento causa o embaçamento ou visão turva de objetos ao longe. Um olho míope cuja visão é corrigida, seja com óculos, lentes de contato ou cirurgia, continua a ser um olho míope. A miopia não tem cura, só pode ser prevenida ou retardada.

Importante referir que a miopia é o erro refrativo que mais afeta a população global. Nos últimos anos, a miopia tem apresentado uma tendência de crescimento elevado. Vários estudos preveem que, até 2050, a prevalência de miopia e alta miopia aumente para 52% e 9,8%, respectivamente. Portanto, é facilmente entendível a importância do controlo da progressão da miopia desde a tenra idade. 

Poucas pessoas sabem que a miopia pode contribuir para uma maior probabilidade de desenvolver deficiência visual permanente, incluindo degenerescência macular , descolamento de retina, catarata, glaucoma ou mesmo cegueira associada à alta miopia após a idade adulta.

Porque o controlo da progressão da miopia é tão importante?

O motivo mais grave são as suas possíveis consequências, já que a alta miopia pode causar a baixa visão ou cegueira! 

leve têm um risco maior de glaucoma, catarata precoce, descolamento de retina e degeneração macular.

Assim, é fundamental saber que a miopia progride de forma irreversível durante a infância e a adolescência, aproximadamente entre os 7 e os 17 anos. Por este motivo é importante intervir neste processo precisamente durante este intervalo de tempo.

É possível corrigir permanentemente a miopia através da cirurgia refrativa a laser, também conhecida como Lasik FE. Contudo, a idade recomendada para um paciente poder realizar a cirurgia de miopia é a partir de 20 anos e, além disso, nem todos os pacientes reúnem as condições necessárias para serem candidatos à cirurgia de Lasik.

No caso das crianças, sendo impossível realizar a cirurgia refrativa é fundamental obter um diagnóstico precoce, tentando assim, evitar o desenvolvimento da miopia para níveis altos. Neste contexto, há alguns sinais de comportamento nas crianças que deve ter em atenção:

  • Semicerrar os olhos
  • Dor de cabeça
  • Sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Ver televisão muito próximo do ecrã
  • Problemas em aprender
  • Saltar palavras durante a leitura
  • Distância anormal para escrever ou ler (muito próximo ou distante)
  • Embater constantemente contra objetos
  • Esfregar frequentemente os olhos
  • Má coordenação entre a mão e olho

Ao verificar um dos comportamentos acima listados sugerimos que agende um exame oftalmológico para que se possa confirmar se há ou não um problema de visão, seja este um erro refrativo ou não refrativo.

Caso seja constatada a presença de miopia, o controlo da sua progressão pode ser realizado através de vários tipos de tratamento que têm como objetivo corrigir e retardar.

Tipos de tratamento para controlo da miopia

Os tratamentos de controlo da miopia impulsionam mudanças na estrutura ocular que ajudam a reduzir a  presbiopia ou fadiga ocular e o stress associado ao desenvolvimento da miopia.

Os tratamentos disponíveis para o controlo da miopia são:

Colírio de atropina

Um médico oftalmologista pode recomendar a administração de baixa dosagem de colírio de atropina para ajudar a retardar a progressão da miopia em crianças. Embora, os estudos desde 1989 até à presente data não tenham ainda determinado com exatidão a razão pelo qual a atropina funciona, concluíram que pode reduzir a progressão de crianças míopes em até 81%.

Mas o que é atropina?

Os colírios de atropina são normalmente utilizados ​​para dilatar a pupila durante um exame oftalmológico abrangente. A atropina utilizada no exame é conhecida como atropina oftálmica. 

A utilização de atropina em baixas doses dilata as pupilas e enfraquece as contrações musculares no interior do olho, relaxando assim a funcionalidade de foco. Embora os especialistas não possam confirmar o motivo para este colírio retardar a progressão da miopia, vários estudos revelam que a atropina se conecta a receptores de crescimento específicos nos olhos, bloqueando assim a estimulação que estimula o rápido crescimento.

A miopia como referido é irreversível e as crianças tratadas com atropina podem mesmo assim precisar de usar óculos ou outros recursos visuais. No entanto, a atropina em baixas doses geralmente consegue retardar a miopia de uma criança. Por outro lado, estudos demonstram que a interrupção de tratamentos com baixas doses de atropina pode resultar na recorrência da progressão da miopia.

Destacamos ainda que existem vários colírios de atropina disponíveis, pelo que é imprescindível o aconselhamento de um médico oftalmologista.

Lentes de contato

As lentes de contato para o controlo da miopia têm sido uma das principais opções de tratamento. As lentes de contato multifocais, assim como as convencionais, são capazes de conferir um tratamento eficaz no controlo da progressão da miopia.

Cada vez mais estão sendo desenvolvidas e aprovadas pelas entidades reguladores a nível global lentes de contacto capazes de retardar a progressão da miopia, isto graças à evolução tecnológica. A título de exemplo, a lente de contacto MiSight demonstrou diminuir a taxa de progressão da miopia em quase 60%. 

Se antigamente as lentes de contacto eram desenvolvidas exclusivamente em vidro, hoje a maioria tem como principal característica um plástico de alta tecnologia que lhe confere leveza e resistência ao choque e podem ainda receber um tratamento especial para filtrar os raios UV, um factor prejudicial à saúde ocular.

No entanto, o uso de lentes de contato para controlar a progressão da miopia pode ser um pouco difícil de administrar em crianças. 

Assim, a opção mais viável é de facto os óculos com lentes especiais.

Óculos especiais para tratamento de miopia

Tal como acontece com as lentes de contacto, também surgem cada vez mais lentes para óculos capazes de corrigir e retardar a progressão da miopia. Como resultado, esta ferramenta torna-se uma excelente alternativa para pacientes que não tolerem as lentes de contacto e pais que não pretendem administrar colírios nos seus filhos.

Ortoceratologia

A ortoceratologia, comumente conhecida como Ortho-k, são lentes de contacto projetadas para tratar a miopia causada por uma córnea de formato irregular. Se uma criança tiver uma córnea com formato incorreto, a luz que entra no seu olho não atinge a retina corretamente, causando assim problemas de visão.

Como os olhos das crianças ainda estão em crescimento, o Orto-k pode ser também uma opção. Estas lentes de contacto são utilizadas durante o período da noite enquanto dorme e remodelam a córnea durante um tempo definido pelo médico oftalmologista. 

Quando a criança remove as lentes Ortho-k pela manhã, não necessita de utilizar óculos graduados ou lentes de contacto durante o dia.

Como saber qual o tratamento adequado?

Bom, primeiramente é importante entender que a capacidade da criança correr, brincar e descobrir o mundo ao seu redor está dependente da sua saúde visual, por outras palavras a visão está intimamente ligada ao processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança pelo que é imprescindível obter um diagnóstico precoce para a miopia. Retardar a progressão desta condição vai aumentar significativamente a sua qualidade de vida. Quanto ao melhor tratamento, este deve ser sempre indicado por um oftalmologista.

Conclusão, a progressão de miopia deve primeiramente ser controlada desde cedo na tenra idade, para tal é necessário criar hábitos que promovam uma saúde ocular saudável. Praticar mais atividades no exterior, evitar o uso excessivo de equipamentos digitais, primar por uma boa dieta e realizar periodicamente o rastreio visual. Estas ações são fundamentais para que seja possível obter uma visão saudável e evitar graves complicações que se desenvolvem com a presença da alta miopia.

Se ainda não realizou um rastreio visual este ano, utilize o nosso Whatsapp 969 884 965 (chamada para rede móvel nacional) ou contacto direto 222 026 669 – 919 870 967 (chamada para rede fixa e móvel nacional) e esclareça as suas dúvidas com os nossos profissionais.

Confie a sua saúde visual a quem, melhor do que ninguém, conhece os seus olhos!