Dicas de como aliviar fadiga ocular e olhos secos ao usar o computador

Dicas de como aliviar fadiga ocular e olhos secos ao usar o computador

Um dia de trabalho sem computador e um final do dia sem um smartphone, tablet ou similar parece um cenário pouco provável de acontecer atualmente.

Sabia que o tempo que os seus olhos passam expostos a estes aparelhos estão a potenciar os sintomas de olho seco? Mas como sabemos as obrigações de trabalho assim o exigem.

Atividades que exigem concentração intensa na utilização de dispositivos com ecrã podem resultar em fadiga ocular e secura. De acordo com o estudo realizado pela State University of New York, College of Optometry, uma pessoa pisca 50% com menos frequência ao utilizar um computador.

Sendo esta ação natural de extrema importância para que o olho se mantenha saudável, pois ajuda a hidratar através das lágrimas e muco. Se piscar menos, as lágrimas nos seus olhos terão mais tempo para evaporar, resultando em olhos vermelhos e secos.

O brilho do monitor refletido nos seus olhos também contribui para a síndrome do olho seco e fadiga visual. Ao final de um dia de trabalho, pode verificar que está semicerrando os olhos para ver o que antes podia ver com maior facilidade.

Esses são sinais que pode ter síndrome de visão computacional, também conhecida como fadiga ocular digital. Alguns dos sintomas são:

  • Visão enevoada
  • Olhos secos
  • Fadiga ocular
  • Dores de cabeça
  • Dor de pescoço e ombro

Uma vez que já sabe quais os sinais a ter em conta, a nossa clínica oftalmológica reuniu algumas dicas para que consiga reduzir a fadiga e secura ocular.

1. Ajuste os seus óculos

Se utiliza óculos, consulte um dos nossos médicos oftalmologistas sobre revestimentos antirreflexos ou lentes especiais. Isto pode ajudar a minimizar o brilho da tela do computador e manter a sensação de conforto nos olhos. Além disso, certifique-se de ter os óculos com a graduação correta. Caso contrário, os seus olhos vão esforçar-se mais do que o necessário.

2. Colírio

Um colírio pode garantir que os seus olhos fiquem lubrificados durante o uso do computador. Pode até comprar lágrimas artificiais de venda livre para usar quando sentir que os olhos estão secos.

Se ainda assim, os colírios e os ajustes ao ambiente não ajudarem, um dos nossos médicos oftalmologistas podem recomendar o colírio com prescrição mais indicado para si.

3. Ajustar o monitor do computador

O posicionamento correto do monitor na sua mesa pode ajudar a reduzir o brilho e promover uma experiência mais ergonómica e confortável.

Se possível, mude para um monitor maior. Isso geralmente torna as palavras e as imagens mais fáceis de ver. Além disso, aumente a fonte sempre que possível para facilitar a leitura.

Posicione o monitor do computador a cerca de 45 a 60 50 a 66 cm de distância da sua cabeça. O monitor deve ser colocado ao nível ou a uma altura de 5 cm abaixo dos seus olhos. Não deve ter de se curvar ou sentar excessivamente erguido para ver bem a tela do computador.

Assim, pode ser útil definir o monitor um pouco abaixo do nível dos olhos para reduzir a área da superfície dos olhos que fica exposta ao ar. Isso pode ajudar a reduzir a evaporação das lágrimas, que consequentemente pode causar olhos secos.

4. Configurações do computador

Utilize um filtro de brilho no computador para reduzir qualquer luz indesejada que possa dificultar a visualização. Considere também que as telas mais planas tendem a ter menos brilho.

Ajuste a taxa de atualização do seu computador entre 70 e 85 Hz. A maioria das telas de computador será atualizada a uma taxa de 60 Hz. No entanto, essa velocidade pode causar oscilação.

Ajuste também o brilho do monitor. Se um site com um fundo branco é tão brilhante que parece uma fonte de luz, é excessivamente brilhante. Mas se o monitor parecer cinza ou sem brilho, isso é sinal de que o seu monitor deve ser ligeiramente mais brilhante.

5. Iluminação

A luminosidade do local onde utiliza o computador pode contribuir também para a fadiga visual. É melhor se o monitor do seu computador estiver longe da janela (ou seja, não na frente ou atrás de uma janela).

Isso reduz o brilho de fontes de luz externas que podem irritar e secar ainda mais os olhos. Se a sua mesa precisar ficar contra uma janela, use persianas ou cortinas para ajudar a reduzir o brilho.

Trocar as luzes fluorescentes do teto em favor de lâmpadas pode ajudar a reduzir o brilho do teto, que pode dificultar o foco dos olhos. Ajustar a luz para uma voltagem mais baixa ou até mesmo um filtro mais suave pode ajudar a relaxar os olhos.

Se utilizar uma lâmpada na sua mesa, certifique-se de que ela não esteja apontada diretamente para seu rosto. Em vez disso, a luz deve ser apontada para baixo, na direção de papéis na sua mesa.

6. Exercícios para os olhos

Embora possa fazer algumas alterações no seu local de trabalho e no monitor do computador, há outras coisas que pode fazer para garantir que está protegendo os seus olhos da melhor forma possível enquanto trabalha.

Desvie o olhar da tela do computador pelo menos a cada 20 minutos por 20 segundos. Focar um elemento que esteja a cerca de 6 metros ou 20 pés de si pode ajudar a reduzir a tensão e a fadiga nos músculos oculares. Essa prática é conhecida como regra 20-20-20.

Também pode ajustar a capacidade de foco de seus olhos e “relaxar” seus olhos, olhando para um objeto distante por 10 a 15 segundos. Posteriormente, olhe para um objeto que está mais perto de você.

7. Ajuste a qualidade do ar

A qualidade do ar no ambiente em que utiliza um computador pode contribuir para a fadiga ocular e a secura. Use um humidificador para aumentar a quantidade de humidade do ar. Se necessário, afaste-se de ventiladores e aberturas que sopram o ar em direção aos seus olhos e rosto.

Além disso, evite fumar ou ser exposto ao fumo passivo pois este pode irritar seus olhos.

8. Suplementos

Alguns suplementos alimentares podem ajudar a melhorar os sintomas de olho seco e fadiga ocular.

9. Faça pausas regulares

Se trabalha num computador o dia todo, é importante fazer pausas frequentes.

Essas pausas não precisam de ser por longos períodos. A cada uma ou duas horas, reserve alguns minutos para se levantar, faça uma curta caminhada e estique os braços e as pernas. Ficar longe do computador não só pode reduzir o cansaço visual e a secura, mas também pode ajudar a reduzir qualquer dor no pescoço ou nas costas que possa sentir ao sentar-se ao computador.

10. Use um aplicativo

Existem vários aplicativos que pode baixar no seu computador que o lembram de fazer pausas ou ajustam automaticamente as configurações da tela para proteger seus olhos.

Um exemplo disso é o f.lux, que muda a cor e o brilho da tela do computador com base na hora do dia para que não force os olhos. Outro exemplo é o tempo limite, onde pode configurar alertas que o lembram de fazer pequenos intervalos.

11. Mantenha-se hidratado

A desidratação pode piorar os sintomas de olho seco crónico. E se ficar exposto ao ecrã à tela do computador por um longo período, se não beber água o suficiente pode agravar o estado dos seus olhos.

Mantenha-se hidratado bebendo pelo menos oito copos de água ao longo do dia (+- 1 litro e meio).

12. Consulte um oftalmologista

Se tentou todas as dicas acima e ainda não sente resultados de alívio, sugerimos a realizar uma avaliação aos seus olhos na nossa clínica. Através de uma consulta oftalmológica com profissionais altamente qualificados, poderá saber no próprio dia quais as ações a tomar para melhorar a sua condição ocular.

Confie a sua saúde visual a quem, melhor do que ninguém, conhece os seus olhos! Aguardamos a sua visita na próxima consulta de oftalmologia, reserve já através dos contactos disponibilizados.