Quais são os sinais e sintomas da miopia?

Quais são os sinais e sintomas da miopia?

Para preservar a sua saúde ocular tem de reconhecer os sintomas da miopia!

Nos últimos anos assistimos a um aumento arrebatador na prevalência da miopia infantil.

Esse problema de visão afeta cerca de 22 % da população mundial, mas a maioria desconhece os primeiros indícios.

Para além da genética existem outros fatores relacionados ao comportamento e ao ambiente onde as crianças estão inseridas, que contribuem para a progressão da miopia.

Somos uma clínica oftalmológica no Porto e, estamos comprometidos em fornecer os melhores conselhos oftalmológicos.

Neste artigo vamos conversar sobre como os pais podem reconhecer os primeiros sintomas da miopia.

 

Vamos começar?

 

Acreditamos que o grau de miopia de um paciente seja fruto de uma combinação de fatores hereditários e ambientais.

Uma grande percentagem da miopia é herdada porque a forma e o comprimento do olho são determinados geneticamente e, juntos, criam o “ponto focal” do olho adiante da retina.

Ao longo destes anos de tratamento dos erros de refração, podemos afirmar que a miopia, na grande maioria dos casos, começa por afetar a visão no infância.

Este problema ocular vai progredindo com o crescimento normal da criança até à fase adulta.

A desfocagem intimamente associada à miopia é causada pelo modo como a luz se transmite através do olho e, como essa imagem é mais tarde focada na parte posterior do olho, a retina.

Quando o sistema visual está a funcionar corretamente, essas imagens são focadas nitidamente na parte posterior do olho.

Se for diagnosticado com a presença deste erro refrativo, significa que a imagem não está a ser focada corretamente na retina.

Muitas vezes é causado pela superfície anterior do olho (a córnea) muito elevada, ou pelo formato geral do globo ocular ser excessivamente longo.

O ponto focal não está na retina, onde deveria estar, mas adiante desta.

Conheça agora os primeiros indícios que podem ser suspeita de miopia!

 

Quais são os sintomas da miopia?

Se os objetos ao longe surgem desfocados, este poderá ser um sinal de que está a sofrer de miopia.

A visão ao perto não é afetada na maioria das pessoas com miopia.

A miopia geralmente dificulta o reconhecimento de rostos ou sinais de trânsito à distância e, a condução pode tornar-se gradualmente uma tarefa muito mais exigente.

Muitas consultas oftalmológicas de rotina são motivadas por queixas de desconforto visual constante, como fadiga ocular, dores de cabeça leves, moderadas ou graves.

A miopia tende a piorar durante a adolescência, como resultado do crescimento natural do globo ocular, tal como do resto do corpo.

É importante ficar alerta e saber identificar sinais de que o seu filho pode ser míope.

Na escola, é frequente estas crianças sentirem dificuldade a ler ou copiar números e letras do quadro e, solicitarem um lugar mais perto do quadro.

Em casa, o mesmo acontece com as legendas da televisão, que obrigam os olhos a realizar um esforço visual maior, o que naturalmente desencadeia ardência nos olhos, lacrimejar constante e vista cansada.

Estes são os indicadores precoces de miopia!

A menos que o seu filho esteja ansioso para usar óculos, e que certamente não será o caso, existe uma grande probabilidade da sua condição ocular passar despercebida por não relatar os episódios de dificuldade de leitura na escola ou o desconforto visual que sente.

Isto acontece porque as crianças, nesta idade, ainda não formaram uma ideia clara sobre o que é uma visão saudável e nítida.

 

Existem ainda outros sinais facilmente detetáveis em ambiente familiar:

  • Segurar livros, tablets ou outros objetos muito próximos dos olhos;
  • Necessidade de semicerrar os olhos para ver melhor;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Esfregar os olhos;
  • Irritabilidade ocular e olhos vermelhos.

O fraco desempenho desportivo e, até a rejeição de determinadas atividades podem ser potenciais sinais da presença de miopia.

 

Muitos pais não atribuem a devida importância aos cuidados com a visão precoce e, acabam por adiar os primeiros exames oftalmológicos preventivos, que deveriam realizar-se idealmente antes dos três anos e, voltarem a ser repetidos entre os 5 e os 6 anos, na idade pré-escolar.

A correção da miopia em criança implica uma monitorização atenta e rigorosa, uma vez que os olhos podem sofrer alterações antes da visão estabilizar em média entre os 20 e os 25 anos.

Após os 20 anos, a correção da visão a laser (LASIK ou PRK) pode ser considerada uma excelente alternativa aos óculos ou lentes de contacto.

Com a realização desses procedimentos cirúrgicos já fornecemos correção permanente a inúmeros pacientes.

A miopia não necessita de limitar a atividade do seu filho!

Seja a sua escolha óculos, lentes de contacto ou uma alternativa cirúrgica, a solução ideal para a correção da acuidade visual será sempre adaptada a cada paciente.

 

A Clinsborges já ajudou muitas crianças e jovens a corrigir os sintomas de miopia e, a obterem melhor rendimento escolar.

Acreditamos que podemos ser um bom aliado na prevenção da sua visão ao longo da vida.

Caso esteja interessado em marcar uma consulta oftalmológica, poderá agendar através dos contactos disponibilizados.

Utilize um dos seguintes contactos disponibilizados ou diretamente para 22 202 6669.