Óculos de Sol conheça as características mais importantes

Óculos de Sol conheça as características mais importantes

Todos sabemos que os óculos de sol facilitam a nossa visão num dia de sol, seja na estrada, passeio pela natureza ou até mesmo na água. No entanto, quando nos é apresentado um vasto portfólio de óculos de sol nesse momento a tarefa complica-se e geralmente optamos pelo que nos agrada pelo sentido estético ficando a proteção visual para segundo plano.

Assim, é oportuno reforçar que usar os óculos de sol adequados é uma enorme defesa contra os raios ultravioleta (UV) que podem causar danos oculares a curto e longo prazo!

Como clínica oftalmológica preocupamo-nos com a sua saúde visual e decidimos partilhar consigo quais são as características mais importantes a considerar no momento em que vai comprar óculos de sol:

1. Lentes com Proteção 100% contra UV

O mais importante a considerar ao comprar óculos de sol para proteção ocular é um autocolante ou etiqueta(de uma marca certificada) indicando que as lentes bloqueiam 100% os raios Ultravioleta.

2. Quanto maior a cobertura, melhor

Quanto maior a cobertura dos óculos de sol, menos danos solares são infligidos nos olhos. Considere a compra de óculos sobredimensionados ou de estilo wrap around, estes ajudam a proteger a entrada de UV no olho a partir das zonas laterais.

3. As lentes mais escuras não protegem melhor

É um erro pensar que lentes muito escuras possam bloquear mais os raios Ultravioleta. Considere sempre verificar se as lentes mencionam a densidade de bloqueio dos raios UV. Por outro lado, lentes muito escuras e sem a proteção adequada, são mais prejudiciais do que benéficos pois, permitindo uma maior abertura da pupila (midríase), mais sujeito fica o olho aos malefícios da radiação UV.

4. A cor não importa

Alguns óculos de sol têm lentes de cor verde, cinzento ou âmbar. Não bloqueiam o sol, mas podem aumentar o contraste, o que pode ser uma característica útil para atletas que praticam desporto como golfe, ciclismo, corrida e outros.

5. As lentes polarizadas cortam o brilho, não os raios UV

A polarização reduz o brilho de superfícies refletoras como a água ou o pavimento. No entanto, isto não oferece mais proteção contra o sol, mas pode tornar as atividades como conduzir ou estar sobre a água mais seguras ou confortáveis

6. O custo não deve ser um fator relevante

Os óculos de sol não têm de custar imenso dinheiro para proteger adequadamente os seus olhos. Óculos menos dispendiosos que mencionam bloquear os raios ultravioleta a 100% vão ser tão eficientes como as opções mais caras no mercado.

Agora que já conhece as características mais importantes, é altura de se dirigir a uma ótica de confiança. Mas antes, nada melhor que agendar uma consulta oftalmológica e verificar o estado da sua saúde ocular!

Sinta-se livre para nos consultar através dos contactos disponibilizados.