Clinsborges: um percurso reconhecido pela inovação e reforço tecnológico rumo ao futuro

Clinsborges: um percurso reconhecido pela inovação e reforço tecnológico rumo ao futuro

Partilhamos consigo este artigo que retrata um pouco o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo destes anos na clínica e que foi publicado na revista Valor Magazine na edição do mês de Outubro.

Clinsborges: um percurso reconhecido pela inovação e reforço tecnológico rumo ao futuro

Clinsborges na linha da frente por um mundo mais visível. O interesse pela inovação e a procura incessante por equipamentos tecnológicos modernos e avançados foram determinantes neste percurso de sucesso, hoje responsável por mais de 15 mil procedimentos cirúrgicos!

2020 foi um marco na história da Clínica Oftalmológica Professor Doutor J. Salgado-Borges. Representa os 27 anos de ambição, perseverança e presença sólida na oftalmologia portuguesa.

Clínica reconhecida pelo atendimento de excelência, caráter humanitário e compromisso em assegurar a qualidade de vida dos seus pacientes, pilares que regem o seu sucesso!

O profissionalismo, a qualidade e a confiança dos seus serviços estão aliados à tecnologia, aposta séria e de vanguarda. O vasto leque de valências confere uma abordagem multidisciplinar e viabiliza a oferta de tratamentos globais, recentes e eficazes a quem a procura.

A Clinsborges é um centro oftalmológico especializado no diagnóstico e tratamento das patologias do segmento anterior e posterior, localizado no coração da emblemática cidade Invicta.

É composta por uma equipa altamente diferenciada que engloba oftalmologistas e técnicas de diagnóstico credenciadas, abrangendo ainda uma panóplia de áreas complementares à Oftalmologia, como a Psicologia, a Cirurgia Plástica e a Nutrição.

A equipa dedicada ao segmento anterior é constituída pelo Prof. Doutor J. Salgado Borges, Dr. Filipe Esteves e Dr. Pedro Coelho. Neste âmbito são o seu principal foco de atuação a Cirurgia Refrativa, nomeadamente LASIK, e da Catarata, que engloba as lentes intraoculares multifocais e tóricas. No que respeita à avaliação e tratamento global do Ceratocone, a Clinsborges é também uma referência a nível nacional, possuindo uma consulta específica de contactologia avançada.

A ascensão vertiginosa do uso de dispositivos digitais e a excessiva carga horária diária dispensada na sua exposição conduziu ao agravamento de uma das patologias oftalmológicas mais incapacitantes, o Olho Seco.

Tendo em vista colmatar o alto nível de incidência de Olho Seco reuniram esforços para, criar em 2018, o primeiro Centro Integrado de Olho Seco (CIOS) em Portugal. De olhos postos no futuro, tem vindo a expandir as suas áreas de especialidade.

No que respeita ao Glaucoma, o “expert” da Clinsborges, Prof. Doutor Guilherme Monteiro, refere que se trata de uma doença silenciosa, sendo importante o seu diagnóstico precoce, a vigilância e o cumprimento sem falhas do tratamento instituído.

Conta ainda com inúmeros parceiros e acordos na área da saúde, sendo por isso um local de referência para todas os que a ela recorrem.

A elevada taxa de sucesso dos procedimentos médico-cirúrgicos e de doentes satisfeitos, pela rapidez e eficácia na resolução de problemas oculares, são outros alicerces que a caracterizam.

As cirurgias são realizadas pela equipa da Clinsborges na Lenitudes Medical Center, nos Hospitais Trofa Saúde de Matosinhos e Gaia, Hospital da Misericórdia de Lousada e na Clínica Oftalmológica das Antas.

No que concerne aos métodos de diagnóstico, está capacitada para efetuar o exame de Perimetria Computorizada, um exame vital para diagnosticar doenças como o Glaucoma, a Ecografia Ocular, a Paquimetria Corneana, a Laserterapia, a Tomografia – quando submetidos a cirurgia, optando pela cirurgia refrativa Lasik ou por cirurgia com Lentes Premium – e o OCT, exame que permite obter, em alta resolução, imagens de cortes anatómicos das estruturas do olho.

Paralelamente aos meios de diagnóstico, em destaque está o Gabinete de Ortóptica, que faculta o diagnóstico e tratamento dos distúrbios da motilidade ocular, da visão binocular e de anomalias adstritas.

A equipa da Clinsborges acredita ter nas suas mãos uma oportunidade na educação da saúde ocular, estando empenhada em fomentar respostas cada vez mais eficientes para uma melhor saúde visual.

Neste sentido, reforça ativamente a importância da prevenção e diagnóstico precoce como principais armas no combate às doenças oftalmológicas.

A Diabetes Ocular e Degenerescência Macular da Idade (DMI) são duas patologias importantes às quais a clínica se dedica. Na área médica, conta com a Prof. Doutora Lilianne Duarte e a cirurgia da Retina e Vítreo está a cargo do Dr. Pedro Faria, uma referência nesta área.

A sensibilização estende-se a todas as faixas etárias, uma vez que a preocupação com a visão deve ser incentivada desde tenra idade.

Como o desenvolvimento visual atinge a sua maturação numa idade precoce, maioritariamente entre os quatro e os seis anos de idade, é primordial que as crianças sejam avaliadas o mais cedo possível. Neste âmbito, a clínica conta com a experiência do oftalmologista pediátrico e de Estrabismo, Dr. Coimbra de Matos.

As consultas oftalmológicas devem estar no pódio das prioridades em qualquer altura da vida, mesmo sem a manifestação de sintomas visuais.

A negligência tem consequências drásticas, podendo mesmo evoluir para doenças irreversíveis, quando não identificadas atempadamente.

Todavia, nos casos de predisposição genética para patologias oftalmológicas, é premente proceder no imediato à consulta.

Hoje disponibiliza um atendimento diário no âmbito da Oftalmologia geral e da resolução de situações oftalmológicas urgentes.

As perspetivas futuras quanto à eficácia de rastreios visuais são muito positivas, quer pelo aumento de investigações científicas e clínicas, quer pela evolução no campo da genética, permitindo desbloquear novas soluções de controlo e prevenção de doenças hereditárias.

A Clinsborges é uma aliada de confiança da sua saúde ocular. Uma clínica em que a prioridade é focada em si, na sua visão e no seu bem-estar!

Se estiver interessado marque uma consulta de oftalmologia, para o orientarmos no melhor tratamento!