Cataratas nos olhos: Conheça os primeiros sinais de alarme

Cataratas nos olhos: Conheça os primeiros sinais de alarme

As cataratas nos olhos atingem mais de 200 milhões de pessoas e são responsáveis por cerca de metade dos casos de cegueira a nível mundial! Em Portugal, existem cerca de 200.000 pessoas com sinais e sintomas de catarata, sendo a população idosa o alvo principal.

Não é só no Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado dia 10 de julho, que os médicos oftalmológicos reforçam a importância de um diagnóstico precoce para um tratamento mais eficaz.

Cuidar da saúde ocular deve ser um hábito diário e obrigatório. A realidade é que é cada vez mais comum adiar as consultas de oftalmologia e, não dar a devida preocupação aos primeiros sinais de alarme das cataratas nos olhos.

A eficácia do tratamento depende de vários fatores: do empenho do paciente e de quanto ele segue à risca todas as recomendações médicas, mas sobretudo, de um diagnóstico precoce!

Se é novo no Blog, a Clinsborges é uma clínica de oftalmologia sediada no coração do Porto e, hoje vai esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação aos sinais e sintomas das cataratas oculares.

Vamos começar?

 

A informação é o melhor escudo de prevenção e proteção! Se estiver bem informado será capaz de identificar os primeiros sinais e atuar de imediato, neste caso, procurar uma clínica oftalmológica de referência no tratamento das principais doenças oculares.

A catarata caracteriza-se por uma opacidade parcial ou total do cristalino, lente natural do olho localizada imediatamente atrás da pupila.

No seu perfeito estado é transparente, contribuindo assim para a passagem dos raios luminosos e a sua focagem na retina, que dá origem a uma imagem nítida.

A perda da transparência do cristalino provoca inicialmente uma diminuição da qualidade visual e, posteriormente, a diminuição da qualidade e quantidade de visão.

Os sinais e sintomas são muitas vezes um alerta para potenciais variações na qualidade da sua visão.

Conheça, a seguir, os principais sintomas manifestados por pacientes diagnosticados com cataratas nos olhos!

 

Quais são os sinais de alerta de cataratas nos olhos?

As cataratas são dos problemas de visão mais silenciosos, dado que os sintomas numa primeira fase são quase impercetíveis.

A doença leva gradualmente a uma diminuição de visão, por isso é fundamental estar atento a variações mais subtis na sua acuidade visual:

  • Visão parcialmente nublada;
  • Diminuição da visão diurna em casos específicos (sensação de névoa no pico de luminosidade);
  • Diminuição da visão noturna num estágio avançado;
  • Muita sensibilidade à luz ou brilho;
  • Menor capacidade de distinguir cores;
  • Observação de halos em torno das luzes;
  • Visão turva ou dupla;
  • Necessidade de alteração frequente da graduação dos óculos.

 

Numa primeira fase, o paciente nota uma diminuição evidente da sensibilidade ao contraste, seguido de uma perda progressiva da acuidade visual, que pode ser rápida (uma questão de meses) ou evoluir gradualmente ao longo dos anos.

São vários os sintomas e dependem sempre do grau da opacidade do cristalino. Em muitos casos, a visão à distância fica enevoada, com diminuição do contraste entre objetos e cores.

Os sintomas menos frequentes continuam a ser o deslumbramento, a alteração da visão das cores, a má visão noturna, dificuldade na leitura ou a visão dupla com apenas um olho aberto.

 

Para conservar a sua saúde visual é premente seguir com rigor as recomendações dos médicos oftalmologistas, os únicos profissionais capazes de detetar e indicar o tratamento médico e cirúrgico mais adequado.

Para tal, deve começar já a encarar os exames oftalmológicos como parte das avaliações médicas de rotina e, cultivar o hábito de realizar exames preventivos regularmente.

 

Se tem fortes suspeitas de cataratas nos olhos ou já foi diagnosticado, a nossa clínica oftalmológica pode ajudá-lo com o próximo passo!

Venha conhecer o tratamento mais adequado para si numa consulta oftalmológica da Clinsborges!

Para entrar em contacto com a nossa equipa, marque uma consulta através dos contactos disponibilizados.

Se estiver interessado marque já a sua consulta, através dos contactos disponibilizados.