fbpx
Biometria ocular: o que é, diferença entre óptica e ultrassónica

Biometria ocular: o que é, diferença entre óptica e ultrassónica

É possível que em alguma das suas consultas de oftalmologia tenha realizado este exame a pedido do médico e nem se apercebeu!

Assim, para que na próxima vez entenda o que é biometria ocular e para que serve, vamos explicar tudo neste artigo. 

O que é a Biometria Ocular?

A biometria é uma técnica de diagnóstico que mede a potência da córnea (ceratometria) e o comprimento do olho, e com estes dados o médico oftalmologista consegue determinar qual a lente intraocular ideal a usar no paciente seja para uma cirurgia às cataratas ou refrativa. 

O exame é fundamental! Isto porque se este “cálculo” não for realizado, ou se for impreciso, os pacientes podem ficar com um erro refrativo gravíssimo! 

A realização deste procedimento dura pouco tempo, é indolor e não necessita de qualquer tipo de preparação, excepto os utilizadores de lentes de contacto que devem suspender o uso das mesmas três dias antes.

Quais os tipos de Biometria Ocular?

Bom, com a evolução dos equipamentos e das técnicas, atualmente é possível realizar este diagnóstico recorrendo a técnicas com e sem contacto direto. Neste contexto, e porque há dois métodos que atualmente se destacam, vamos apenas abordar a biometria óptica (sem contacto) e a biometria por ultrassom (ultrassónica) que exige contacto direto com o paciente.

Biometria óptica

A biometria óptica, é realizada na nossa clínica oftalmológica por um biómetro de última geração – Lenstar 900. Através de um procedimento sem contacto o Lenstar projeta dois feixes de luz no globo ocular. 

À medida que estes feixes passam pelas estruturas do olho, vão ser apresentados dados como a medida do comprimento entre uma parte e outra do globo ocular. 

Portanto, este tipo de biometria ocular permite-nos obter o comprimento axial do olho, a profundidade da câmara anterior e também a curvatura e o diâmetro da córnea.

Durante o exame, são realizadas várias medições para que depois se possa achar um valor médio. É de salientar que a biometria óptica é o método mais usado pelos médicos oftalmologistas atualmente, isto porque oferece algumas vantagens, tais como:

  • Sem contato direto
  • Não necessita de anestesia ou dilatação de pupila
  • Medição rápida
  • Sem risco de infecção
  • O sistema detecta automaticamente qual o olho se direito ou esquerdo
  • Eficiência nas medições, a não ser que haja pontos opacos derivado a cataratas ou hemorragias.

Biometria ultrassónica

A biometria ultrassónica é uma técnica que consiste na aplicação de altas frequências de som para que seja possível medir o comprimento axial ocular. Esta pode ser realizada através de dois tipos de procedimento ultrassonográficos: 

  • Contacto 
  • Imersão 

Em ambos os tipos o processo é semelhante, ou seja, irá propagar sons através de um cristal cerâmico designado por piezoelétrico e receber ecos que serão posteriormente convertidos em dados pelo transdutor e o biómetro. Esses dados em formato de imagem são conhecidos por ecografia

O som emitido vai atravessar a córnea, o humor aquoso, o cristalino, o humor vítreo, retina, coróide, esclera e por fim, o tecido orbitário. E através de uma série de cálculos, o médico oftalmologista consegue obter a distância percorrida pelo ultrassom, sendo a soma total do espaço o resultado do comprimento axial do globo ocular.

A eficiência de medida obtida pela biometria de contacto e de imersão é semelhante, isto acontece porque o exame é o mesmo.

Qual a diferença entre a biometria de contacto e imersão?

A principal diferença é de facto a variação de resultados relacionados ao modo de medição, contudo para que se possa entender melhor como é aplicada a técnica vamos explicar cada uma delas.

Biometria ultrassónica de contacto

Na biometria ultrassónica de contacto o paciente senta-se numa cadeira com a cabeça reta e é aplicada anestesia tópica (formato de gotas), isto porque o teste é executado em contacto físico direto com a córnea.

Assim que a anestesia atua, a sonda de ultrassom é posicionada perpendicularmente à córnea para dar início à realização do exame. 

Biometria ultrassónica de imersão

Na biometria de imersão o paciente deita-se numa maca e é aplicada a anestesia tópica. O oftalmologista vai colocar perpendicularmente entre as pálpebras uma concha escleral preenchida com um fluido no qual a sonda será imersa, mantendo uma distância da córnea entre 5 e 10 mm. A biometria ultrassónica de imersão é uma excelente opção especialmente em pacientes com alta hipermetropia e comprimento axial curto.

Conclusão, esta técnica de diagnóstico designada por biometria ocular é usada sempre que seja necessário medir a estrutura ocular para o oftalmologista determinar qual a lente intraocular ideal a usar no paciente candidato à cirurgia lasik ou às cataratas. 

Se ainda tem dúvidas por esclarecer sobre este tema, pode utilizar o nosso Whatsapp 969 884 965 (chamada para rede móvel nacional) ou contacto direto 222 026 669 – 919 870 967 (chamada para rede fixa e móvel nacional), onde os nossos profissionais altamente qualificados vão esclarecer as suas dúvidas.

Confie a sua saúde visual a quem, melhor do que ninguém, conhece os seus olhos!