O Auto Refratómetro é um equipamento utilizado no exame oftalmológico e tem a função de auxiliar na medição da refração ocular do paciente, de forma automática e simples. Este equipamento realiza uma medição muito precisa e requer muito pouco tempo, facilitando e auxiliando o médico oftalmologista na prescrição de óculos ou lentes de contacto.
Como funciona o exame com Auto Refratómetro?
É um exame muito simples e não causa qualquer tipo de incómodo ao paciente. É pedido ao paciente para se sentar, colocar o seu queixo num apoio de queixo estabilizador e que se concentre numa imagem ou ponto de luz. O Auto Refratómetro vai determinar de forma automática a correção necessária para colocar o seu “ponto de foco” a nível da retina que é a parte do olho sensível à luz e também a responsável por processar corretamente as imagens.
Qual é a diferença entre um exame oftalmológico e refração?
O teste de refração é habitualmente realizado como parte de um exame oftalmológico, seja numa clínica oftalmológica ou numa loja que comercializa óculos. Na nossa clínica este exame é realizado recorrendo ao auxílio do Auto refratómetro e antes da consulta com um dos nossos médicos.
Um aspecto importante no teste de refração é a leitura da Tabela de Snellen – um teste que a maioria das pessoas está familiarizada. Outro tipo de teste habitualmente conhecido é o Teste de Ishihara para detetar, por exemplo, o daltonismo.
O Auto Refratómetro consegue detectar e medir o quê?
O Auto Refratómetro detecta e mede erros de refração, tais como:
Astigmatismo
Indivíduos que têm a córnea com formato irregular. Como resultado, a luz que entra no olho é focada em mais do que um local da retina, causando perda de visão ou visão desfocada
Miopia
Indivíduos com miopia têm dificuldade ou impossibilidade de ter uma boa acuidade visual ao longe. Isto acontece quando o olho é demasiado longo ou a córnea muito curva, levando a que a luz se concentre antes de atingir a retina, resultando também na perda de visão ao longe.
Hipermetropia
Indivíduos com hipermetropia têm dificuldade em ver bem ao perto. Isto sucede porque as imagens que chegam ao olho não se focam na retina, mas sim atrás desta. O olho de um hipermétrope tem um formato mais curto que o normal ou a córnea demasiado plana.
Quem deve ser submetido ao Auto Refratómetro?
A avaliação da acuidade visual e da estrutura ocular são realizados de forma sistemática na consulta de Oftalmologia. Assim, é essencial manter uma avaliação periódica, pela eventual necessidade de ajustes refractivos na graduação de óculos ou lentes de contacto e detecção de patologia ocular. Neste contexto, recomendamos visitar a nossa clínica oftalmológica no Porto e realizar um exame de rotina com o objetivo de descartar qualquer eventual doença ocular que possa estar presente. Há doenças que são assintomáticas e silenciosas, como é o caso do glaucoma, uma doença que afeta 2% da população por falta de diagnóstico precoce e é considerada a principal causa de cegueira.
Se desejar esclarecer uma dúvida utilize o nosso Whatsapp 969 884 965 (chamada para rede móvel nacional) ou contacto direto 222 026 669 – 919 870 967 (chamada para rede fixa e móvel nacional), para obter mais informações. Os nossos profissionais altamente qualificados vão esclarecer as suas dúvidas.
Confie a sua saúde visual a quem, melhor do que ninguém, conhece os seus olhos!