O Analisador de Resposta Ocular (ORA) – é um exame específico, utilizado para medir a pressão intraocular (pressão do olho). O objetivo é justamente captar dados eficientes relacionados com o glaucoma, que é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo. Além disso, este é um exame capaz de gerar dados notórios também em relação a Ceratocone!
Analisador de Resposta Ocular (ORA) – Corvis: o que são
O Analisador de Resposta Ocular é um exame com foco na medição da pressão intraocular, bem como observar a progressão do Glaucoma. Para isso, utiliza-se um pulso de ar, que é lançado sobre a córnea, aplanando-a. Assim, através dessa aplanação é possível medir todo o processo.
Neste contexto, o Analisador de Resposta Ocular (ORA) corresponde à aplicação do jato de ar pelo ORA e da gravação através do Corvis. Então é possível obter dados precisos relacionados a essa pressão, bem como de outros pontos importantes sobre a córnea.
Importante referir que o Glaucoma é uma doença grave, causada justamente pelo aumento da pressão dentro do olho (intraocular). E assim, provoca uma cegueira irreversível, pressionando o nervo óptico. Portanto, contar com o apoio de exames com este tipo de precisão como o do ORA e o Corvis são realmente um passo fundamental.
Entendendo o que é o ORA
O Analisador de Resposta Ocular ou ORA é um tonómetro responsável por medir a histerese da córnea. Neste caso, ele permite medir qual é a progressão referente ao glaucoma, que é uma doença ocular grave. Isto dado que a histerese da córnea é capaz de indicar quais são as propriedades biomecânicas da mesma.
Então, o Analisador de Resposta Ocular (ORA) e o Corvis diferem dos demais exames justamente por não medirem somente a topografia ou espessura da córnea. São métodos eficientes, capazes de gerarem resultados precisos.
Afinal, estes dados da histerese da córnea permitem obter uma compreensão mais eficaz da progressão ou não do glaucoma. Uma vez que os olhos que possuem menor histerese de córnea contam com uma perda mais rápida do campo visual. Além disso, o ORA ainda é capaz de fornecer um IOPcc (Pressão Intraocular Compensada/Corrigida), que é a medida da pressão intraocular compensada, mais precisamente.
Assim, trata-se de um tonómetro de não-contato, bastante útil para medir qual é a pressão intraocular real. Para isso, utiliza-se um jato de ar, que é aplicado diretamente na córnea, e que dura cerca de 20 milissegundos.
Como funciona por sua vez o Corvis?
O Corvis liberta um sopro de ar diretamente para a córnea. Assim, o ar acaba aplanando-a para dentro e também indentando o seu tecido. Com isto, no exato momento de aplanação, uma luz infravermelha reflete-se pela córnea, alinhando-se com o detector presente no equipamento.
Então, esse detector acaba registando o primeiro pico do sinal. Neste caso, esse pico inicial corresponde exatamente à pressão referente à aplanação da córnea no sentido interno (para dentro). Deste modo, o equipamento ainda continua a direcionar o ar para a região do olho, fazendo com que a córnea se torne côncava. Então, a luz dispersa-se, e o próprio sinal de aplanação também acaba por diminuir.
Após isto, quando esse jato de ar é desligado, a córnea, seguindo o seu formato original, volta para a sua posição inicial (normal). Com isto, é nesse momento que acontece a aplanação para o lado externo (para fora). Então, regista-se o segundo pico, correspondente à pressão nesse sentido.
Assim, o Corvis é justamente um equipamento que, além de utilizar o tonómetro, conta com uma câmara de Scheimpflug. O tonómetro como mencionado, mede a pressão intraocular, e a câmara de Scheimpflug consegue avaliar, de forma dinâmica, qual a espessura dessa córnea.
Então, esta mostra um vídeo dessa deformação da córnea, que é uma ação decorrente do jato de ar. As imagens são tanto da primeira quanto da segunda aplanação, que são os dois momentos registados fundamentais do exame.
Neste sentido, além do glaucoma em si, a Ceratocone (doença que cria deformação da córnea, como um cone) também conta com uma aplicação importante do Analisador de Resposta Ocular (ORA) e do Corvis.
Se desejar saber mais informações sobre este exame pode utilizar o nosso Whatsapp 969 884 965 (chamada para rede móvel nacional) ou contacto direto 222 026 669 – 919 870 967 (chamada para rede fixa e móvel nacional), onde os nossos profissionais altamente qualificados vão esclarecer as suas dúvidas.
Confie a sua saúde visual a quem, melhor do que ninguém, conhece os seus olhos!